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Instagram Stories Ads: saiba como anunciar em suas Histórias

Lançado em agosto de 2016, o Instagram Stories é uma funcionalidade que oferece aos usuários o de compartilhamento fotos e vídeos que duram apenas 24 horas. Se utilizado de forma criativa, ele pode ser um aliado muito forte para sua empresa. Mas o que pouca gente sabe é que, depois de testado por pouquíssimas empresas no mundo, o Instagram liberou mundialmente os Instagram Stories Ads.

O início dos anúncios no Instagram Stories

A presença de Instagram Stories Ads se deu após os usuários ativos diariamente nas Histórias bater o concorrente Snapchat. São mais de 150 milhões de pessoas que usam o Instagram Stories todos os dias.

O Instagram fez parceria com 30 marcas ao redor do mundo para exibir os primeiros anúncios na plataforma. Muitas das empresas que testaram a novidade são mundialmente famosas. Alguns exemplos são Adidas, Airbnb L’Oreal, Louis Vuitton, McDonald’s, Netflix, Nike, entre outras.

No Brasil, a parceria foi feita com a Skol, com uma campanha que começou a veicular no mês de fevereiro para promover seu apoio no carnaval de São Paulo. Veja como foi essa campanha:

O Gerente de Marca da Skol, Felipe Santini, se manifestou a respeito desse tipo de anúncio:

“O mais interessante foi o processo de pensar e criar um conteúdo especificamente para esse novo formato: curto, vertical e no meio de um feed repleto de histórias mais interessantes que a sua. É um formato que vai exigir das marcas mais relevância e criatividade.”

A Airbnb também testou os anúncios no Instagram Stories, e notou um aumento no número de pessoas que se identificaram com a empresa. Confira a campanha da Airbnb.

Depois desse período de testes, agora os anúncios no Instagram Stories estão disponíveis para todos. As campanhas podem ser criadas pelo Power Editor do Facebook, assim como as demais formas de anúncios para o Instagram. Posteriormente vamos mostrar o passo a passo para criar os Instagram Stories Ads.

Métricas para as Histórias do Instagram

Além dos Instagram Stories Ads, foram disponibilizadas métricas para essa funcionalidade. Perfis que possuem o perfil comercial na rede conseguem medir a efetividade de todas as suas Histórias.

As métricas disponíveis são:

  • Impressões: número de vezes que a publicação foi vista
  • Alcance: número de contas únicas que viram a publicação
  • Toques para avançar: número de toques para ver a próxima publicação
  • Toques para voltar: número de toques para ver a publicação anterior
  • Saídas: número de vezes que alguém saiu da história
  • Respostas: número de respostas (direct messages) enviadas à história

Diferenciais do Instagram Stories

Os posts e anúncios no Instagram Stories têm como principal diferencial seu tamanho. As publicidades que são disponíveis no Facebook e no feed do Instagram ocupam o mesmo espaço que uma publicação normal. Mas as publicações do Instagram Stories cobrem toda a tela do telefone. Isso torna a publicação mais imersiva, já que o usuário tem apenas uma informação para prestar atenção, mesmo que por alguns segundos.

Além disso, o fato de possuir sons faz sucesso nos vídeos das Histórias. Segundo o próprio blog do Instagram, 70% das Histórias são vistas com som ativado.

Outra vantagem é que esse tipo de publicação tem uma alta taxa de engajamento. Também segundo o blog do Instagram, 20% dos posts no Instagram Stories geram uma mensagem direta, e um terço das publicações de maior sucesso na plataforma foram feitas por marcas.

Como fazer os Instagram Stories Ads

O processo de criação dos anúncios no Instagram Stories não é muito diferente dos demais tipos de anúncios. Mas é preciso prestar atenção a alguns pontos importantes, por ser um formato diferente. Confira:

  • Tempo de exibição: uma foto será exibida por 5 segundos, assim como já funciona para as publicações normais. Os vídeos não possuem um tamanho mínimo, mas podem ter no máximo 15 segundos de duração.
  • Proporção e resolução: tanto as fotos quanto os vídeos devem acompanhar a proporção das telas dos smartphones, que é 9:16. A resolução recomendada para as publicações é de 1080 x 1920 pixels.
  • Extensões e tamanhos: os vídeos devem estar em MOV ou MP4, e ter no máximo  4GB. As fotos devem estar em JPG ou PNG e ter no máximo 40MB.

Depois de preparar o que vai ser veiculado nos seus Instagram Stories Ads, chegou a hora de criar sua campanha.

  • Acesse o Power Editor ou o Gerenciador de Anúncios. Em objetivo, selecione Alcance (ou Reach).
  • Depois disso, uma grande diferença é a parte de Posicionamento (ou Placement). Você precisa clicar na opção Instagram e selecionar Histórias (ou Stories), o que irá desmarcar automaticamente todas as outras opções de posicionamento.
  • Feito isso, o restante da configuração é feita como qualquer outra campanha de anúncios na rede social. Caso tenha dúvidas em como fazer campanhas de anúncios no Instagram, saiba mais aqui.

O Instagram está investindo bastante em desenvolver novas ferramentas para sua rede social. Isso tem feito dele uma ótima ferramenta de marketing, já que está cada vez mais atrativo para usuários e para marcas. Portanto, não perca a oportunidade de utilizar dessas novidades para aumentar sua visibilidade e suas vendas!

Você já viu muitos Instagram Stories Ads? O que achou? Como você pretende incorporar os anúncios no Instagram Stories na sua estratégia de marketing? Comente aqui embaixo.

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