Como vender nas redes sociais

Como vender nas redes sociais

O ato de vender é realidade em nossa sociedade a muito tempo. Uma nova forma de atingir os clientes está sendo implantada por algumas lojas e já é sinônimo de sucesso. As vendas pela internet fa­tu­raram R$ 44,4 bi­lhõ­es no país, em 2016. O cres­ci­men­to no Bra­sil, em relação aos anos anteriores foi de 7,4%. Segundo o estudo da AEbit a previsão para 2017 é que o crescimento nominal atinja a marca de 12% no faturamento do comércio eletrônico. A grande responsável por esse crescimento é a internet, e mais que isso as redes socais. Por isso separamos algumas dicas de como vender nas redes sociais.

Falando em números, temos estatísticas fenomenais em plataformas de comunicação que podem ajudar nas vendas nas redes sociais. O Facebook é o primeiro do ranking com 1,94 bilhão de usuários em todo o mundo apenas no 1º trimestre de 2017. O Instagram é a rede social que mais cresce na atualidade. Ainda no início do ano teve um acúmulo de 700 milhões de usuários ativos, ocupando então nosso segundo lugar. E em terceiro, mas não menos importante, o LinkedIn. Ele chegou a 500 milhões de usuários divididos em 200 países diferentes. Ou seja, muito provavelmente seu público está inserido em uma dessas plataformas digitais apenas esperando para que você invista. Vender nas redes sociais é o futuro quando se fala em relação de compra.

Como vender nas redes sociais

Saiba para quem vender

Saiba para quem vender

 

Um bom vendedor precisa saber:

  • O perfil das pessoas com quem ele está em contato;
  • O nível de engajamento que elas têm com a sua empresa;
  • O que elas estão buscando dentro do seu segmento;
  • Quais são seus principais problemas, desejos e necessidades.

Assim, o setor de vendas da empresa pode traçar uma estratégia de ação. Começar a delimitar metas. Buscar a melhor forma de agir, principalmente com as vendas nas redes sociais.

Deveria ser óbvio, mas muitas empresas ainda erram nesse ponto. Os clientes não estão interessados no quão maravilhosos são os produtos ou serviços. Afinal, no mercado atual existem muitos produtos que se destacam pela qualidade.

O interessante é que seu negócio ofereça a solução dos problemas para seu público. Agindo na causa e buscando o que resolva isso é o melhor ponto de ação. Sendo assim, seja por vendas nas redes sociais ou de modo físico as chances de sucesso aumentam muito.  

Faça um processo de compra simples

Processo de compra simples

 

Vender nas redes sociais pode oferecer até mais lucro do que a venda física. Entretanto, nada pode garantir esse sucesso e as boas vendas se seu sistema é complexo. Cada vez mais as pessoas procuram por ações rápidas, práticas e que deem resultado. Dificultar o processo de compras na redes pode ser o início do seu fracasso.

Como já falamos a palavra chave nesta questão é simplicidade. Os consumidores são mais propensos a recomendar um produto ou serviço quando a viagem de compras é mais fácil. Afinal, atualmente o tempo está cada vez menor e ninguém quer perder seus preciosos minutos tentando fazer uma compra. Portanto, fique atento se o seu fluxo de vendas requer vários cliques. Provavelmente você está fazendo isso de forma errada.

Seu processo de compra precisa ser o mais direto possível. Facilite a navegação dos usuários das redes sociais às suas páginas de destino. Certifique-se de que possui uma forte frase para instigar seus internautas as compras. Seu conteúdo não deve apenas ser orientado por ação, mas também levar as pessoas a exatamente o que esperam . Limite os redirecionamentos do site e outros erros de link comuns para tirar o máximo proveito de cada clique em seu site. E por fim, para se ter um bom processo de vendas pelas redes sociais é preciso ter um bom atendimento ao cliente. Seu consumidor tem que ter respostas rápidas e que resolvam o seu problema.

Com essas dicas você consegue ter mais fidelização de clientes. Além de melhorar seus sistema de vendas e consequentemente aumentar seus possíveis lucros com vendas pelas redes sociais.

Otimize seu site para usuários de mídia social móvel

 

Otimize seu site

A pesquisa TIC – Tecnologia de Informação e Comunicação – Domicílios, ainda do ano de 2015, mostra a importância do celular. O dispositivo, segundo o estudo, é utilizado por 89% dos usuários para acesso a internet. É  possível afirmar que mais da metade dos indivíduos que possuem smartphone acessam a internet e redes sociais por eles. Nesse sentido, aumenta ainda mais a necessidade de otimizar seu site de vendas para acesso móvel.

Para falar de vendas pelas redes sociais é necessário fazer uma divisão. Os usuários que acessam seu site pelo desktop e os que entram em sua plataforma pelo smartphone. A importância de possuir um site mobile nos tempos atuais é indiscutível.  Isso significa que a experiência de compras móveis de seus canais sociais além de ser fluida e simplificada, deve ter acesso a dispositivos como smartphones, tablets e afins.

Muitos consumidores não comprarão de um site online novamente se sua primeira experiência foi dificultada pelo mau desempenho do site. Para as empresas que vendem em termos sociais, trata-se de facilidade de uso: como é simples para os consumidores chegarem do ponto A ao ponto B. Ou seja, das postagens nas redes sociais, ou até mesmo anúncios, até a finalização da compra em si.

Descubra quais plataformas seus clientes usam mais

Redes sociais mais usadas

 

Ainda no assunto das vendas pelas redes sociais. O mais importante nesse tipo de negócio é entender qual plataforma seu público mais utiliza. É a partir desse tipo de pesquisa que é possível criar uma campanha e adaptação de postagens para atrair cada vezs mais clientes e interessados. Ser especialista ou buscar um profissional que entenda o dinamismo e as formas de uso desta plataforma pode ser fundamental. Isso porque a partir do momento que você conhece o funcionamento de determinada rede social manipulá-la fica mais fácil.

Quando se possui um foco em vendas pelas redes sociais, entender todo o processo de cada plataforma é fundamental. O diferencial pode ser uma publicação patrocinada, um anúncio no Facebook ou até mesmo um Instagram Ads.  Enfim, as oportunidades de chegar até seu público são infinitas.

Um passo inicial importante para um plano de comércio social bem sucedido é avaliar onde seus clientes estão mais ativos. Você também quer descobrir qual rede social tem a maior taxa de conversão quando os usuários visitam através de um link social.

O monitoramento de redes sociais permite acompanhar facilmente o engajamento e o crescimento do público em todas as plataformas ao longo do tempo. Avaliar as tendências e determinar onde investir seu tempo e esforço é a peça chave das vendas nas redes sociais.

Muitas empresas diminuem o impacto de seus esforços espalhando seu trabalho em muitas plataformas sociais. Em vez disso, concentre-se em suas plataformas prioritárias. Encontre suas duas ou três redes baseadas no envolvimento da audiência e comece o trabalho por lá.

Incentive a participação do cliente

Interação com o cliente

 

As mídias sociais são uma das melhores ferramentas para criar fidelidade à marca e ganhar novas conexões. Em meio a tantas plataformas de fotos, vídeos e textos, esse pode ser o momento de criar sua identidade e se firmar no mercado de vendas pelas redes sociais.

De acordo com o Pew Research Center, 40% dos consumidores adultos dos Estados Unidos dizem que sempre ou quase sempre leem as críticas dos clientes on-line antes de fazer compras. E isso não é diferente no Brasil. Os usuários se preocupam com o feedback que as empresas possuem. Por isso, mais importante até do que ter sucesso em vendas é ter uma boa imagem perante seus clientes e futuros consumidores.

A obtenção de avaliações do público requer algum empurrão. Para ser pró-ativo sobre avaliações de clientes, acompanhe conversas que mencionem sua marca, produto ou serviço nas redes sociais. Depois de ter um fluxo constante de dados sobre como a imagem da empresa está, é hora de encorajar as pessoas a deixar opiniões.

Existem inúmeras maneiras de se manter próximo ao seu público. Seja por meio de e-mails diretos perguntando sobre a experiência do cliente. Até mesmo o contato direto pelas mídias sociais. É importante que se construa relacionamentos com pessoas que falam sobre você online .

Mostre aos seus clientes que você aprecia seu tempo e esforço em falar sobre o seu negócio. Monitore e responda as avaliações ao longo do tempo, especialmente se os clientes compartilhem uma experiência negativa ou comentários criativos.

Considere incluir descontos para dar feedback aprofundado. Ou se isso não estiver no seu orçamento, peça para compartilhar as observações positivas dos usuários em seus canais sociais. As pessoas adoram ser reconhecidas pelas empresas e uma participação social simples pode percorrer um longo caminho.

Analise os resultados

Analise dos resultados

 

O único meio de saber se está no caminho certo é analisando os avanços que conseguiu com as estratégias. Trabalhar com metas pode ser a solução para não se perder em tantas estatísticas e ainda obter uma boa margem de crescimento. Vender nas redes sociais é uma ótima fonte de lucro, porém exige o trabalho de muitas pessoas. Nesse caso, estabeleça metas individuais e deixe claro os objetivos que cada funcionário possui para o crescimento das vendas e da empresa.

De início é necessário estabelecer qual será o objetivo a ser conquistado. Por isso, o acompanhamento deve ser feito constantemente para ter certeza de que todo o trabalho está sendo bem feito para atingir esse objetivo no final.

E quando falamos em analisar os resultados, não é somente vendas em si. Para se vender nas redes sociais será necessário mudanças no perfil e afins. Por isso a raspagem tem que ser completa, colhendo os seguintes dados.

  • Visualizações nas publicações;
  • Curtidas;
  • Comentários;
  • Compartilhamentos;
  • Captação e qualificação de futuros clientes.

Afinal, estas variáveis serão suas bases de vendas nas redes sociais.

Comece agora a vender nas redes sociais

Vendas nas redes sociais

 

O comércio social é a nova direção do comércio eletrônico e venda social. A YotPo realizou um estudo em que as lojas online com uma presença social ativa têm uma taxa de vendas 32% maior que as que não possuem.

O que você acha? Você usa algumas dessas táticas para vender nas redes sociais? Você tem outras dicas para compartilhar? Esperamos seus comentários!

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