agendar posts no instagram

Agendar posts no Instagram: 4 aplicativos que facilitarão sua vida!

O Instagram é a rede social que mais cresce no mundo, alcançando 700 milhões de usuários em abril de 2017. Como o app ainda não possui a função que permite agendar posts no Instagram separamos alguns aplicativos para vocês.

 

O Brasil é o terceiro colocado em número de usuários do Instagram no mundo. Isso faz com que a rede ganhe destaque em qualquer estratégia de marketing. E como em qualquer rede social, a frequência e o conteúdo das postagens é o que dita o sucesso das empresas nessas redes.

Mas afinal, como agendar posts no Instagram de forma fácil e efetiva?

Para que os posts sejam efetivos, existem alguns pontos que sua empresa deve pensar antes de criar conteúdo. Assim como qualquer outra rede social, o Instagram empresa apresenta algumas informações que te auxiliarão.

 

Através dele é possível analisar quais tipos de posts geram mais resultados e qual o horário que seus seguidores estão online. Invista nos conteúdos que trazem mais engajamento e visibilidade, e então defina o melhor horário para sua empresa agendar posts no Instagram.

 

Agora que já sabemos como direcionar nosso conteúdo, apresentaremos 4 aplicativos para agendar posts no Instagram!

Postaê

O Postaê é um aplicativo brasileiro e gratuito, desenvolvida pela empresa mineira Usemobile. O aplicativo está disponível para iOS e Android, não apresentando nenhuma grande diferença nos dois sistemas.

postaê

Possui cinco opções em seu menu: Calendário, Novo cadastro, Sobre o Postaê, Sobre a Usemobile e Sair de todas as contas. Em sobre o Postaê você é direcionado para o site do app e encontra suas principais informações. Sobre a Usemobile você também é direcionado para o site da empresa desenvolvedora.

 

Para começarmos a agendar, é necessário fazer um cadastro e entrar com seu login e sua senha para que o app consiga agendar os posts no Instagram. Entre no seu Instagram e confirme que foi você quem realizou esse novo acesso. Esse procedimento é padrão em todos os aplicativos de agendamento.

 

Feito o cadastro, você já estará apto a agendar suas postagens. Clique no ícone com o “+” no canto inferior direito do aplicativo. Uma outra tela com o título “Novo post” será aberta. É só clicar no ícone de imagem no centro da tela. Selecione uma imagem da galeria ou tire uma nova foto com a câmera e clique em avançar.

 

O próximo passo é escrever uma legenda para sua foto, é só clicar na caixa de texto e colocar uma legenda chamativa. Ao clicar em avançar, você será direcionado para a seleção de data e hora, que são escolhidas através de um sistema de rolagem com o dia, hora e minutos em que deve ser publicada a imagem.

 

Pronto, seu primeiro post está agendado e ficará disponível no seu calendário de postagens. Todas suas publicações programadas aparecerão nessa tela organizadas por data, facilitando o controle do que será postado. Caso exista a necessidade de edição é só arrastar a postagem para esquerda que as opções “edit” e “delete” aparecerão.

 

O aplicativo além de ser gratuito, é muito fácil de usar, extremamente intuitivo e cumpre bem com o propósito de agendar posts no Instagram. A quantidade de postagens no mês é ilimitada e pode ter acesso a múltiplas contas, o que é um diferencial das demais ferramentas.

Hootsuite

O Hootsuite é um app para gerenciar todas as redes sociais, agendando postagens e apresentando gráficos sobre elas. O aplicativo apresenta versão paga, mas a ferramenta de publicação é gratuita. Explicaremos como agendar posts no Instagram através dessa ferramenta.

hootsuite

Ele está disponível para Android e iOS, sendo bem parecido nas duas plataformas. Após baixar o aplicativo você pode se conectar através do Twitter, Facebook, Google ou acessar com email. Feito o login, você será redirecionado para uma tela que te permitirá adicionar contas de redes sociais. Selecione conectar com o Instagram e insira seu login e senha e clique em concluído.

 

Você é redirecionado para sua linha do tempo do Facebook, caso tenha feito login através dele. Clique no nome do seu perfil na parte superior e alterne para o Instagram, você será redirecionado para suas publicações da rede.

 

Clique no ícone do lápis no canto inferior direito, vá em selecionar redes sociais, escolha seu perfil do Instagram. Clique no ícone da câmera para tirar uma foto ou no de imagem para escolher uma da galeria. Escreva a mensagem e clique em próximo e selecione agendamento personalizado. Escolha a data e hora desejada e clique em concluído e sua publicação estará agendada.

 

Vá em editor para ver todas as publicações agendadas, clique em alguma delas para editar ou remover. O Hootsuite é um bom aplicativo para agendar, mas como ele oferece muitas outras funções de redes sociais, pode ser um pouco confuso.

Buffer

O Buffer também é uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais. Ele apresenta uma versão gratuita, que te permite agendar até 10 posts por rede social.

buffer

Baixe o aplicativo, crie uma conta ou faça login através do Facebook, Twitter, Google + ou LinkedIn. Clique em sua foto de perfil e selecione “Add Profile”, escolha a opção “Instagram Reminders” e faça o login.

 

Clique no ícone do lápis no canto inferior direito para criar o post e na foto da rede e selecione os perfis em que o post deve ser publicado. Selecione a câmera no canto inferior esquerdo, você poderá escolher uma foto da galeria, tirar uma foto ou a enviar através de uma URL. Escreva a legenda no campo “What would you like to share?” e clique em “Share”. Selecione “Custom Schedule” e escolha a data e hora de publicação do post e clique em “Buffer”.

 

Você poderá ver suas publicações, na aba “QUEUE” no perfil de seu Instagram, por ordem de data. Clique em alguma delas para editar ou remover. A ferramenta é simples, porém pode gerar dúvidas pela quantidade de opções. O fato de ter apenas 10 publicações na versão gratuita também é um fator a ser considerado dependendo da sua frequência de postagens.

Later

O Later é um aplicativo de gerenciamento de redes sociais que permite agendar posts no Instagram. Ele apresenta versão gratuita, na qual é possível agendar até 30 posts por mês no Instagram. Está disponível para Android e iOS, apresentando poucas diferenças entre as versões.

later

Faça o download, abra o aplicativo, selecione “Sign in with Instagram” e insira seus dados. Finalize a criação de sua conta e você estará na página “Media Library”, para criar um novo post clique no ícone “+” no canto inferior.

 

Escolha se você quer tirar a foto ou selecionar uma na biblioteca. Selecione a foto que você deseja, clique em create a post, insira a legenda e clique em next. Vá na opção “pick a time” e defina a data e hora da postagem e pronto!

 

Para ver os posts agendados, vá em “Schedule” e todos são mostrados lá, por ordem de agendamento. Selecione um deles para editar informações ou para excluir permanentemente.

 

Apresenta um número limitado de postagens na versão gratuita, podendo não suportar sua frequência de postagens.

Qual o mais recomendado?

Cada pessoa ou profissional da área do marketing tem afinidade com um tipo de ferramenta. Logo deve-se testar as ferramentas e descobrir qual delas atende melhor à sua estratégia e que há mais facilidade de uso.

 

Aqui no PontoFollow, como nossa intenção é apenas programar as postagens, utilizando o Postaê. O aplicativo é gratuito, intuitivo e todo em português, o que não acontece no Buffer e no Later, preferimos programar todas as publicações nele.
Você utiliza algum outro aplicativo para agendar posts no Instagram? Conhece ou utiliza algum aplicativo que oferece alguma função interessante para as postagens? Compartilhe com a gente!

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *